Meio-ambiente e desenvolvimento no Brasil e no mundo

Outubro 8, 2009

Cientistas estão propondo novos “limites planetários”, para várias coisas relacionadas ao meio-ambiente. O ciclo de carbono, o ciclo de fósforo, o despejo de aerossóis na atmosfera, e a transformação de florestas em plantações, entre outras. Eu gostaria de falar especificamente sobre esse último.

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2009/10/08/ult581u3537.jhtm

Sabemos que o governo brasileiro perdeu uma ministra do meio-ambiente que, diga-se de passagem, é muito respeitada mundo afora, simplesmente porque ela não queria ceder às pressões de outros setores do governo, os quais querem o desenvolvimento rápido. E sabemos também que o ministro que a sucedeu, Carlos Minc, também está enfrentando dificuldades do tipo.

Mas o problema não é o governo apenas. Grande parte da sociedade brasileira, e do mundo inteiro, prefere o crescimento econômico no curto prazo do que a preservação do meio-ambiente. Eles se esquecem de três coisas:
1- a destruição do meio-ambiente vai prejudicar a economia também.
2- a destruição do meio-ambiente vai causar problemas muito maiores do que os econômicos.
3- é possível preservar o meio-ambiente e crescer economicamente ao mesmo tempo.

Sobre esse último item: o homem branco, moderno, ocidental, capitalista, etc, etc, etc, acredita que para preservar florestas é preciso acabar com qualquer atividade humana dentro delas. Por isso falam tanto em áreas de preservação. Porém, há fortes indícios de que as áreas ocupadas por índios são mais preservadas do que as áreas onde não é permitida a permanência de nenhum ser humano. Mais do que isso, segundo um especialista no assunto, William Baleé, os índios ajudaram a criar a biodiversidade amazônica. Ou seja, o ser humano pode enriquecer ainda mais a natureza, basta aprender a fazer isso. Basta aprender a usar a floresta ao invés de transformar tudo em pasto e plantação. Basta parar com a mania de querer aumentar o PIB. Os governos precisam parar de querer o crescimento econômico rápido, para ganhar votos. A população precisa parar de votar neles por causa desse crescimento rápido, e as empresas precisam parar de influenciar essas decisões destruidoras do governo, e de querer lucro rápido. Simples?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: