IMPACTO ECOLÓGICO ZERO

Setembro 29, 2009

Ecologicamente correto. É possível?

O escritor nova-iorquino Colin Beavan provou que sim. Ele, a esposa e a filha, que na época tinha 2 anos, passaram um ano no limite máximo do que pode ser considerado ecologicamente correto. Todos os hábitos foram mudados para causar o menor impacto possível no meio ambiente.

A família, que mora no nono andar, não utilizava o elevador para não gastar energia. Além disso, todo o transporte era feito por um triciclo. Nada de carro, táxi ou metrô. Itens de utilidade doméstica e conforto, como ar condicionado, TV e máquina de lavar foram desligados. O xampu e a pasta de dentes foram trocados pelo bicarbonato de sódio.

Os alimentos que a familia consumiam também tinham que ser sustentáveis. Nada de produtos fornecidos por fazendas além de 400Km de sua casa. E carne vermelha também não entrava naquele lar, já que a produção de carne é extremamente nociva ao meio mabiente, além de consumir excessiva quantidade de água durante todo o processo.

Todo esse “sacrifício” foi divulgado em seu blog e virou um livro, nos EUA. Esse projeto também rendeu um filme, de 93 minutos, que foi lançado, inicialmente, em Los Angeles no dia 11/09. O título ‘No Impact Man’ tem previsão de ser lançado no Brasil, mas ainda sem data definida.

Ao final do projeto, em 2007, Colin perdeu nove quilos, sem necessidade de academia, e incorporou hábitos mais saudáveis e sutentáveis na rotina familiar. Ele mostrou, de forma radical, como é possível viver em harmonia com o meio e sem disperdiçar ou consumir além do necessário. O intuito do projeto é justamente mostrar que cada mudança positiva em relação ao meio ambeinte faz diferença. Sendo assim, não precisamos abrir mão de todo o conforto que adquirimos até agora, desde que tenhamos um modo de vida mais equilibrado e menos impactante.

Aqui vão dez dicas de Colin para se viver uma vida mais verde:
1. Pare de comer carne vermelha
2. Não compre mais garrafa de água
3. Faça um “eco-shabat” (alusão ao dia do descanso judaico) não comprando nada e não utilizando a eletricidade por um dia
4. Comprometa-se com um dízimo do seu salário para uma ONGs que cuide do meio-ambiente
5. Comprometa-se em não desperdiçar
6. Vá de bicicleta ou a pé
7. Construa uma comunidade: se divertir com os amigos em casa basta!
8. Leve estes princípios para o seu ambiente de trabalho
9. Em vez de ficar em frente a TV o dia todo, dedique um dia a serviços ambientalistas
10. Acredite, com todo o seu coração, que a sua forma de vida vai fazer diferença no mundo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: