Mais um exemplo de políticas conservadoras, repressivas, tentativas de tapar o sol com a peneira

Julho 23, 2009

No passado, rampas “anti-mendigos” foram feitas na cidade de São Paulo. Agora, o toque de recolher tomou conta de várias cidades no Estado de São Paulo e em outros. Além disso, reintegrações de posse feitas de forma violenta em favelas da cidade mostram como agem nossos governantes. Por último, temos a revitalização do Centro, e as batidas policiais na Cracolândia mostram a hipocrisia de nossos governantes (e da elite que os apóia).

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/07/23/ult5772u4747.jhtm

Trabalhei na Assistência Social. A Prefeitura utilizava as kombis da Secretaria de Assistência Social para fechar bingos e para expulsar moradores de rua dos locais onde estavam alojados. A maioria deles, aliás, quando abordado por nós, ao saber que éramos da Prefeitura, mostrava-se hostil. E o pior de tudo é que eles pareciam ter toda razão.

Quando nosso país vai acordar, e vai perceber que o melhor jeito de se acabar com a pobreza não é acabando com os pobres? Não é escondendo eles das nossas vistas (como também está fazendo o governo lá em Salvador, para esconder os mendigos e prostitutas dos olhos de Raul Castro, novo governante de Cuba, que visita o Pelourinho essa semana)!

Quando vamos perceber que temos uma das elites mais egoístas, e conseqüentemente, um dos países mais desiguais do planeta? Ninguém gosta de ficar ao lado de um morador de rua com mau-cheiro, isso eu tenho certeza. Nem os mais bem-intencionados assistentes sociais, psicólogos, e correlatos. Mas para acabar com isso, existem diversas maneiras. A mais fascista, mais nojenta, é simplesmente acabar com a pobreza acabando com os pobres. Matando eles. O oposto disso é a opção que me parece correta, justa, honesta, eficiente, ou seja, tornar essas pessoas produtivas. Entre essas duas opções, e mais próxima dessa maneira fascista de se resolver as coisas, está o higienismo que nossos governantes estão ficando craques em praticar.

Não apenas nossos governantes. Quando estava na Assistência Social, a maioria das pessoas que ligava ou mandava e-mails solicitando que atendêssemos os moradores de rua demonstrava que não os considerava como seres humanos, e queria apenas tirar “aquilo” de sua frente. Como se realmente todo pobre fosse vagabundo, como se realmente tivesse emprego para todos, e como se os ricos fossem honestos e os pobres todos desonestos que querem viver às custas do Estado.

As pessoas não entendem que esses indivíduos que são literalmente lixo para elas poderiam estar criando coisas maravilhosas, melhores do que elas mesmas criam, aliás. Todo ser humano tem capacidade para ser produtivo. Inclusive, se essas pessoas fossem capacitadas para o próprio trabalho social, para tirar outras como elas das ruas, com certeza fariam muito melhor do que os assistentes sociais mais qualificados que temos. Porque elas conhecem a realidade de estar na rua. Mas quem se preocupa com isso, se você pode simplesmente juntar todos numa kombi e levá-los para outra cidade, outra Subprefeitura, outro Estado (como freqüentemente acontece em todo o país)? O importante é que os indicadores e a imagem estejam bons, é isso que rende votos, se a sua população for desinformada, superficial, egoísta, imediatista, manipulada e manipuladora, como grande parte da população desse país.

Acorda Brasil!

Uma resposta to “Mais um exemplo de políticas conservadoras, repressivas, tentativas de tapar o sol com a peneira”

  1. multidao Says:

    gostei bastante dos textos apresentados aqui.

    a pobreza e a crise social são inerentes a estrutura a qual vivemos, por isso é dificil uma mudança que não envolva a estrutura dar certo, e óbvio muito mais errado é o instrumental de conservação da estrutura que prefere essa ação ‘higienista’ nos meios urbanos.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: