DOZE MANEIRAS DE COMBATER AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Maio 29, 2009

 

Seja você um indivíduo, uma organização, uma empresa ou governo, há uma série de ações que você pode por em prática para reduzir as emissões de gás carbônico. Você pode pensar que nem sabe por onde começar, mas ao ler isto, você já começou!

1. Assuma um compromisso

Reduzir suas emissões de gás carbônico não é diferente de qualquer outra tarefa. Dizer às pessoas que você irá reduzir emissões de gás carbônico pode parecer simplista, mas mesmo em simples ações como anunciar seu comprometimento em se tornar “carbono neutro”[1] pode ser eficaz.

2. Avalie onde você está

Saber onde e como você produz e emite gases de efeito estufa é o primeiro passo no sentido de reduzi-los. Para pessoas físicas e pequenas empresas, calculadoras on-line e avaliações internas podem ajudar a iniciar o processo. Organizações maiores podem necessitar de aconselhamento e ferramentas especializadas, tais como a nova norma ISO 14064, para verificação e contabilidade da emissão dos gases de efeito estufa, para compreender, quantificar e gerenciar essas emissões.

3. Decida e Planeje para onde pretende ir

Com base na sua avaliação dos riscos e oportunidades que geram impacto no clima, uma estratégia e um plano de ação podem ser desenvolvidos. A maioria das casas ou empresas podem reduzir a utilização da energia em 10 % – o que quase sempre resulta em uma redução de 10 % das emissões de gases com efeito. Reduzir esta energia pode resultar em economia instantânea.

4. Des-carbone a sua vida

Você pode comprar produtos de madeira ou papel que aderem aos padrões internacionalmente certificados. Utilizar papel reciclado pode economizar 1,4 toneladas de CO2 para cada tonelada de papel e papelão.

As cidades podem melhorar as opções de transportes públicos, as empresas podem incentivar hábitos de baixo teor de carbono e os indivíduos podem organizar revezamentos de caronas ou usar os transportes públicos. Armazenamento seguro de bicicletas e instalações de duchas e vestiários, por exemplo, são um forte incentivo para aqueles que podem fazer uso de bicicletas.

5. Obtenha eficiência energética

Medidas muito simples podem levar a economias imediatas. Apenas desligando as luzes, motores, computadores e ar condicionados desnecessários, pode reduzir substancialmente o desperdício de energia e dinheiro. Também considere o que fazer com o equipamento quando estiver concluída a sua vida útil. Alguns fabricantes oferecem serviços de retomada ou reciclagem. Cuide também das normas de eficiência energética. Para aparelhos domésticos já existe uma classificação do consumo de energia elétrica que define sua eficiência.

6. Mude para energia de baixa emissão de carbono

Se possível, mude para fontes de energia que emitem menos carbono e geram menos custo. Em muitas partes do mundo os clientes podem optar por ter uma percentagem da sua eletricidade fornecida a partir de uma fonte renovável de energia, tais como um parque eólico. Estes programas de “escolha verde” estão atingindo a maturidade e provando ser um poderoso estímulo para o crescimento da oferta de energia renovável.

Biodiesel e bioetanol são biocombustíveis fabricados a partir de culturas, como trigo, soja, milho e cana-de-açúcar. Eles são muitas vezes misturados com gasolina ou diesel, e quase todos os veículos podem ser abastecidos com misturas de até 10 por cento, sem alteração.

7. Investir em compensações e alternativas mais limpas

A escolha para aqueles que pretendem compensar as suas emissões restantes é financiar uma atividade que reduza as emissões. Isto é comumente chamado de “compensação de carbono” ou “crédito de carbono”. O conceito de carbono neutro inclui a idéia de neutralizar as emissões de carbono através do apoio às poupanças noutras regiões.
 
Para comprar compensações, os indivíduos ou as empresas investem em uma empresa que implementa ou coordena projetos que evitem, reduzam ou absorvem gases com efeito estufa. As alterações climáticas são problemas globais, sendo assim, a redução de carbono terá o mesmo impacto, não importando onde as práticas sejam executadas.

8. Se torne eficiente

Olhando para a sua vida pessoal e profissional através de uma lente de carbono neutro pode ajudá-lo de outras formas, aumentando a eficiência da utilização de recursos, evitando e reduzindo os resíduos e, em última instância, melhorando o seu desempenho global e reputação.

9. Oferecer ou adquirir produtos e serviços de baixo-carbono

O mercado de produtos e serviços benéficos ao clima e ao meio ambiente está em rápida expansão, a partir de produtos energeticamente eficientes para os novos sistemas de energia renovável.
Uma abordagem mais sistemática vem da área de “design para a sustentabilidade”, que inclui a concepção do ciclo de vida e consciência ambiental na concepção e fabricação do produto. Esta nova abordagem considera os aspectos ambientais em todas as fases de desenvolvimento para criar produtos com o menor impacto ambiental ao longo de todo o ciclo de vida do produto

10. Compre verde, venda verde

O mercado para produtos ecológicos e serviços está crescendo rapidamente. Em muitos países pesquisas de consumidores relatam que um número crescente de consumidores estão dispostos a comprar produtos verdes, se dada a escolha. No entanto, o mercado de produtos verdes permanece subdesenvolvido porque as pessoas ainda acham difícil localizar produtos ou confiar em suas reivindicações ambientais.

11. Forme uma equipe

Muitas empresas do setor privado estão cada vez mais próximas de organizações não governamentais, cidades e governos comprometidos a identificar e aplicar as melhores práticas de soluções para reduzir as emissões. Do mesmo modo, os governos locais e nacionais vêm procurando oportunidades de parcerias com as empresas privadas para fornecer soluções de baixo teor de carbono.

12. Converse

A crescente importância das alterações climáticas e seus impactos sugerem que chegou o momento de  empresas e organizações se comunicarem. A transparência é fundamental. A internet e outros novos meios de comunicação impossibilitam que empresas, organizações e governos se escondam. É de extrema importância que todos os setores da sociedade se conscientizem e adotem práticas ecologicamente corretas. Através do diálogo podem surgir criativas e inovadoras idéias.
 
 

Portal Voluntários Online apóia campanha no “Dia Mundial do Meio Ambiente”. Junte-se a nós nessa Campanha! Cadastre-se aqui e seja um Voluntário Divulgador de Práticas Ecológicas.

 

Para maiores informações sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e outras formas de contribuir acesse: www.unep.org/wed/2009
 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: